segunda-feira, 14 de maio de 2012

As Leituras nas Celebrações


por Vinícius Rangel


A liturgia da Palavra, ou Rito da Palavra, é o segundo momento mais importante da celebração, sendo o primeiro, o Rito Sacramental.
Quando se lêem as Sagradas Escrituras na Igreja, o próprio Deus fala a seu povo, e Cristo, presente em sua palavra, anuncia o Evangelho.
No Lecionário estão as Leituras que serão proclamadas na  Celebração.
 Na Foto, Temos o Dominical, Semanal e o para Solenidades Especiais
Por isso todos devem escutar com veneração as leituras da Palavra de Deus, elemento de máxima importância da Liturgia.

Nas celebrações dominicais, são utilizadas três leituras e um salmo:



1ª Leitura – antigo testamento – Escrita pelo profeta
Salmo responsorial – Livro dos Salmos
2ª Leitura – Novo Testamento – Escrita pelo Apóstolo
Evangelho – Escrita por um Evangelista


No tempo pascal, seguindo a tradição da igreja, a 1ª leitura é retirada do novo testamento, do livro dos Atos dos Apóstolos. As leituras tem como objetivo levar o povo cristão a compreender a continuidade da obra da salvação.
Para os dias de semana, propõem-se leituras para cada dia da semana durante todo o ano. Por isso, via de regra, tais leituras serão tomadas nos dias em que estão marcadas. A diferença entre o número de leituras no Domingo e nos dias da semana está na solenidade.

O Domingo é o dia, por excelência, da eucaristia e da reunião litúrgica. Soleniza-se, pois, com um maior número de leituras. As missas semanais tem a característica de serem simples e breves, com pouco cantos e mais meditativas.


As leituras nas celebrações foram divididas em 3 anos litúrgicos – A, B, C - nos quais se lê um evangelista em cada ano. Segundo o Missal Romano “O fato de que para os domingos e festas se proponha um ciclo de três anos é para que haja uma leitura mais variada e abundante da Sagrada Escritura, já que os mesmos textos não voltarão a ser lidos, a não ser depois de 3 anos."


Fonte: Missal Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário