terça-feira, 8 de maio de 2012

Você sabe o que é um Ostensório?

por Vinícius Rangel


Também chamado de Custódia, o Ostensório é uma peça de aço geralmente dourada. Ali se deposita o Santíssimo Sacramento, Jesus vivo, consagrado na Hóstia. É utilizado para exposição de Jesus no altar e durante as procissões. 

A veneração e respeito dispensado durante a adoração, não são ao objeto em sí, mas ao próprio Deus que ali está presente. Ao se passar diante do Santíssimo Sacramento, deve-se fazer uma vênia, ou seja, inclinar a cabeça em sinal de respeito.


Ostensório com o Santíssimo Sacramento. Foto: cancaonova.com

Segundo relatos da história, durante uma pregação onde Santo Antônio falava sobre a Eucaristia, um homem disse que apenas acreditaria na presença de Jesus na Hóstia Consagrada, quando o jumento, que a ele pertencia, se prostrasse diante do Ostensório. Santo Antônio aceitou o desafio.

Conforme eles haviam combinado, o homem deixou o jumento três dias sem alimento. Ao terceiro dia, no local acertado, o Frei estava com o Ostensório e o homem com seu animal. Mesmo com muita fome, o jumento preferiu ajoelhar-se diante do Santíssimo, como lhe ordenara Santo Antônio, deixando de lado a pastagem que lhe era oferecida por seu dono.


Fonte:
Livro:Catecismo da Igreja Católica
Site: www.cancaonova.com

4 comentários:

  1. Lendas, e estórias sem fundamentação bíblica, isso é a religião católica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai pra puta que te pariu seu evangelicozinho de merda!

      Excluir
    2. TENHO A ALEGRIA EM CRISTO JESUS QUAL É PRINCIPAL FUNDAMENTO DA VERDADE E DE AUTORIDADE DE DEUS PARA TAMBÉM COM OS SEUS, EM TI INFORMAR AMADO QUE COMO LUTERO, FAZ A BURRICE DE PROTESTAR DE FORMA ERRADA, COTRA O QUE NÃO ENTENDES:
      JOÃO 6:52......Houve, então, grande discussão entre os judeus e esbravejavam uns com os outros: “COMO PODE ESTE HOMEM DAR-NOS A COMER A SUA PRÓPRIA CARNE?”....53 Então "JESUS" os advertiu: “EM VERDADE, EM VERDADE VOS AFIRMO: SE NÃO COMERDES A "CARNE DO FILHO DO HOMEM E NÃO BEBERDES O SEU SANGUE, NÃO TEREIS A VIDA DENTRO DE VÓS. 54 TODO AQUELE QUE COMER "A MINHA CARNE!" E "BEBER O MEU SANGUE"! TEM A VIDA ETERNA, E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA!....A "MINHA CARNE É VERDADEIRA COMIDA...!....MEU SANGUE É VERDADEIRA BEBIDA!....VERDADEIRA COMIDA E BEBIDA DOS SANTOS DE DEUS!..."JOÃO 6:55...NÃO SE ALTERE NEM PEQUE #FLÁVIOPF2012# , CONTRA OS REVOLTADOS FILHOS DO PROTESTO DE LUTERO....NÃO VALE APENA....ELES SÃO COMO OS "ANJOS DECAÍDOS....!"....PROTESTARAM E AINDA PROTESTAM CONTRA DEUS E OS HOMENS!...ATENTANDO CONTRA OS ENSINOS DE JESUS...ESSES SÃO PIORES QUE TOME:....### ATÉ MESMO VENDO ( "IMAGENS E INSCULTURA, MAS DAS MÃOS DOS ARTESÕES INSPIRADOS POR DEUS!...."Arca da Aliança"....e por ai vai!....PAZ E BEM A TODOS OS HOMENS DE BOA VONTADE!...

      Excluir
  2. Como não acreditar no Senhor vivo na Santa Eucaristia! É algo não entendemos e nem vimos com os olhos da carne,é o sobre natural e divino!!!

    ResponderExcluir