terça-feira, 8 de maio de 2012

Você sabe o que é um Ostensório?

por Vinícius Rangel


Também chamado de Custódia, o Ostensório é uma peça de aço geralmente dourada. Ali se deposita o Santíssimo Sacramento, Jesus vivo, consagrado na Hóstia. É utilizado para exposição de Jesus no altar e durante as procissões. 

A veneração e respeito dispensado durante a adoração, não são ao objeto em sí, mas ao próprio Deus que ali está presente. Ao se passar diante do Santíssimo Sacramento, deve-se fazer uma vênia, ou seja, inclinar a cabeça em sinal de respeito.


Ostensório com o Santíssimo Sacramento. Foto: cancaonova.com

Segundo relatos da história, durante uma pregação onde Santo Antônio falava sobre a Eucaristia, um homem disse que apenas acreditaria na presença de Jesus na Hóstia Consagrada, quando o jumento, que a ele pertencia, se prostrasse diante do Ostensório. Santo Antônio aceitou o desafio.

Conforme eles haviam combinado, o homem deixou o jumento três dias sem alimento. Ao terceiro dia, no local acertado, o Frei estava com o Ostensório e o homem com seu animal. Mesmo com muita fome, o jumento preferiu ajoelhar-se diante do Santíssimo, como lhe ordenara Santo Antônio, deixando de lado a pastagem que lhe era oferecida por seu dono.


Fonte:
Livro:Catecismo da Igreja Católica
Site: www.cancaonova.com

3 comentários:

  1. Lendas, e estórias sem fundamentação bíblica, isso é a religião católica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai pra puta que te pariu seu evangelicozinho de merda!

      Excluir
  2. Como não acreditar no Senhor vivo na Santa Eucaristia! É algo não entendemos e nem vimos com os olhos da carne,é o sobre natural e divino!!!

    ResponderExcluir