quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Solenidade de Cristo Rei


por Vinícius Rangel

Instituída pelo Papa XI em 1925, a festa era celebrada primeiramente no último domingo do mês de outubro e tinha a finalidade político-religiosa de mostrar a todos, até mesmo aos que não tinham religião, o poder e reino de Jesus sobre o mundo.

Depois da reforma litúrgica, que aconteceu em 1963, pelo Concílio Vaticano II,  a Solenidade de Cristo Rei foi transferida para o último domingo do Ano Litúrgico, que geralmente coincide com o último domingo de Novembro. Com esta alteração, publicada pelo decreto "Sacrosantum Concilium" , a igreja reafirmou o sentido de Jesus ser o Início e Fim - alfa e ômega - Senhor da verdade, justiça e da vida.

Igreja também celebra o Dia do Leigo

Jesus já havia falado do reino dele diante de Pilatos: "o meu Reino não é feste mundo" (Jo 19, 36).

Por isto o Reino de Jesus dá lugar ao excluídos, aos pobres, aos humildes. Ele congrega em seu reinado, todos os dizeres, ensinamentos e pedidos que ele deixou.  

Também no dia de Cristo Rei, a igreja celebra o dia do Leigo. Os ocupam importantes ministérios na vida da Igreja e assumem sua vocação particular de constituir família – e aceitar com generosidade a vocação matrimonial que Deus lhes dá.  Assumem a vocação de atuar profissionalmente com ética, dedicação e diferencial positivo no sentido de ser uma pessoa diferente no meio de tantas.  Assumem vocação missionária, dedicando-se muitas vezes solitariamente ao outro mais necessitado.  Enfim, leigos e leigas assumem o grande desafio de serem pedras vivas da Igreja, trabalhadores do reino que Cristo Rei vem implementar e por isto devem sempre estar em nossas orações.

Assim, a festa de Cristo Rei, chama a atenção dos fieis para a atitude pessoal de cada um. Como encerra o ano litúrgico, tem como função também fazer a igreja refletir sobre o Advento - tempo de espera por aquele que virá.

Fonte: Catecismo da Igreja Católica